Por que fazer uma parede lisinha é fundamental?
Rebocar a parede é uma coisa comum, normal para qualquer profissional de construção. Mas não é por ser comum que seja necessariamente simples. Como em qualquer atividade, o reboco tem seus segredos e macetes. Utilizando a técnica correta e materiais de qualidade, o reboco fica incrível e arranca elogios de todos.
Preparamos este artigo com carinho para que você tenha acesso às informações necessárias para aprender como se faz argamassa para reboco de forma prática e econômica, sempre mirando o melhor resultado possível. Vamos começar?
Parece fácil, mas não é
Antes de mais nada, vamos explicar o motivo do reboco ser muito importante. Esta camada é essencial, pois tem a nobre função de impermeabilizar a parede. Todos os defeitos do emboço desaparecem depois do reboco. Além disso, é a última camada que dá a cara do ambiente que está sendo construído ou reformado.
O responsável pela obra deve ser organizado e planejar a compra do melhor material possível para que o resultado na parede saia impecável. Existem muitas marcas para tudo o que é usado em uma obra, mas é necessário que se preste atenção à qualidade e à tecnologia utilizada no desenvolvimento daquele produto.
Em termos de planejamento, os menores detalhes podem fazer diferença. Produtos em embalagem de papel devem ser armazenados em local seco, livres de contato com a água. Já imaginou se, na hora de usar o cimento que comprou para a massa de reboco, você descobrir que ele empedrou por ter uma goteira em cima da embalagem? Planejamento serve para evitar prejuízos e retrabalho. Não é frescura.
Materiais para uma massa de reboco eficiente
Os materiais de boa procedência otimizam seu tempo e garantem um bom resultado no seu reboco. Não existe bom profissional que possa garantir um resultado excelente se o material comprado para a tarefa é de má qualidade.
As quantidades e proporções de cada material são da escolha do engenheiro responsável pela obra e devem ser respeitadas. Vejamos abaixo uma lista de materiais possíveis para se preparar a melhor massa de reboco possível.
.
Cimento
Cimento de boa procedência é muito importante na qualidade da massa para reboco. Compre sempre, cimento de marcas certificadas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Areia
Areia para massa de reboco é sempre areia fina. Esta areia é usada principalmente para trazer para a massa um aspecto visual refinado e um acabamento impecável. Isso facilita no acabamento final, seja ele uma simples pintura ou a aplicação de massa para textura.
Ligante
Desde que se produziu a primeira massa para reboco no país, a cal é utilizada como elemento ligante. É um material barato, versátil e de uso milenar.
Mas a evolução da tecnologia fez com que a cal passasse a ser um material ultrapassado nessa essa função. Quando a SILICATE lançou no mercado a LIGA Original, estava inaugurando um processo de evolução na construção civil.
À base de Silicato de Alumínio, a LIGA Original substituiu a cal perfeitamente, trazendo vantagens insuperáveis. Dá mais liga que a cal, inclusive. Não há necessidade de descanso para a massa, evita trincas, não agride as mãos dos pedreiros. A mistura fica leve, facílima de se aplicar.
Hoje em dia, é comum o uso da LIGA Original em versão concentrada, que permite o mesmo desempenho com quantidades muito menores de produto. Facilita a armazenagem e o transporte.
Água
A água une todos os elementos e gera a reação química que endurece a massa na parede. Deve ser utilizada na quantidade certa para não desequilibrar a massa.
Concluindo…
As quantidades de cada elemento da massa devem sempre ser utilizadas respeitando a orientação de um engenheiro responsável pela obra. É ele quem sabe que tipo de massa é adequada para aquela determinada circunstância através de cálculos e estudo de resistência.
Nunca se esqueça de que o barato pode sair caro. Use materiais de qualidade, consulte profissionais e desfrute de um resultado perfeito que vai lhe proporcionar satisfação por anos e anos.