ARGAMASSA NÃO É TUDO IGUAL

Existem diferentes tipos para atender casos específicos na obra. Vamos conhecê-los?

Muitos pensam que argamassa é uma coisa só, sem variações. Chegam, inclusive, a comprar errado, atrasando a obra e causando prejuízo. Quem já é experiente na compra de material de construção sabe que existem tipos diferentes e que cada um deles tem o seu lugar e o seu uso na construção civil

Vamos conhecer mais sobre isso?

O que é argamassa?

Seja para assentar blocos e tijolos, criar acabamentos texturizados, impermeabilização ou até mesmo para colar revestimento cerâmico em paredes, a argamassa tem lugar cativo em qualquer obra de engenharia civil que se preze. 

Além disso, ela é perfeita para o que se propõe, já que tem aderência e endurecimento plenamente satisfatórios.

Do que ela é feita?

Basicamente é composta de areia, cimento e um aglutinante (cal hidratada ou liga), que misturados à água, formam uma massa que é utilizada na obra de construção civil em diferentes aplicações. 

É a presença ou não de diferentes tipos de aditivos químicos que vai mudar a aplicação dessa argamassa. Quando não há aditivos, ela serve para uma determinada coisa. Quando tem, serve para outra. Ao mudar o tipo e a concentração do aditivo, muda também a serventia daquela variação.

Um profissional do setor da construção civil pode facilmente indicar qual o tipo de argamassa correto para uso em cada caso. Portanto, antes da reforma é bom buscar informação! Esse é o ramo onde a informação correta evita prejuízos.

Os tipos de argamassa

As argamassas se dividem em dois grandes grupos: o das argamassas cerâmicas e o das argamassas construtivas. Visualmente, a diferença é mínima, mas construção civil é detalhe! Usou para a aplicação errada, a consequência para a obra e para o profissional pode ser séria.

O surgimento de várias categorias do produto são fruto de muita pesquisa de materiais e do avanço da tecnologia, que hoje proporciona muitas novidades no ramo da engenharia.

ARGAMASSAS CERÂMICAS

As argamassas cerâmicas têm a função de unir e colar duas superfícies. Isso se aplica na hora de grudar não apenas cerâmica, mas também pedras, vidro e outros materiais nos locais onde eles devem ser fixados.

Existem diferentes tipos de argamassas cerâmicas no mercado.

AC I

Serve tanto para área molhada quanto para ambientes secos. Indicada para ambientes internos, para pisos em locais com pouco tráfego de pessoas, ou para assentar revestimentos de paredes. É a mais utilizada em casas populares.

AC II

Perfeita tanto para pisos quanto para paredes, ela suporta um alto tráfego de pessoas sobre as peças cerâmicas e pode ser utilizado em tanques e piscinas sem maiores problemas.

AC III

Meio que une as qualidades da AC I e da AC II. Suporta tráfego alto de pessoas, pode ser usada interna ou externamente e vai bem em muitas aplicações de área seca ou molhada.

Argamassa Refratária

Utilizada em churrasqueiras e fornos, resistente às altas temperaturas.

Argamassa para Pastilhas e Mosaicos

Tipo de produto que, além de assentar a pastilha, também já serve como revestimento, o que o torna versátil e adequado ao que se propõe. Existem profissionais que usam outros tipos de argamassa para assentar pastilhas e mosaicos, porém a argamassa com formulação específica deixa um acabamento muito mais fino, facilitando a limpeza e deixando a fixação mais resistente.

Argamassa para Porcelanato

É o tipo de argamassa exclusivo para este tipo de revestimento, já que é mais adesivo e facilita a fixação de peças maiores – caso comum a  porcelanatos.

Argamassa para Mármores e Granitos

Ela é vendida em diferentes cores para que combine com a pedra a ser assentada. Seu diferencial é a extrema flexibilidade.

Argamassa Piso Sobre Piso

Este produto foi desenvolvido para casos em que o proprietário do imóvel deseja renovar o revestimento de algum cômodo sem a necessidade de “quebradeira”. Ele proporciona uma ótima aderência ao se fixar o piso novo sobre o antigo.

Argamassa Polimérica

Mistura pronta para uso. Já vem preparada na consistência exata para começar o trabalho. Não precisa de água ou aditivos: é abrir a embalagem e usar. Tem alto rendimento e sua formulação serve principalmente para paredes internas, sem função estrutural. Também serve para locais úmidos ou com boa incidência de água, assim como boxes de alvenaria em banheiros, vestiários etc.

ARGAMASSAS CONSTRUTIVAS

São misturas comumente preparadas na própria obra para serem utilizadas em assentamento de blocos e tijolos. Por terem uma função estrutural, exigem um nível alto de resistência e endurecimento.

Argamassa de Revestimento

Utilizada como chapisco, reboco e emboço. Textura mais líquida, adequada para a aderência nas paredes recém levantadas.

Argamassa Reparadora

Produto muito maleável e resistente. Utilizado tanto para pequenos reparos quanto para grandes reformas em reboco, asfalto ou concreto

Argamassa Graute

Especialmente desenvolvida com a função de ser utilizada em vigas baldrames e como reforço estrutural, além de preencher as lacunas formadas por bolhas de ar resultantes de um procedimento de vibração mal feito em pilares e colunas.

Argamassa para Blocos de Vidro

Argamassa branca, feita para ter aderência na superfície lisa do vidro. Mantém a flexibilidade e textura adequada, sem perder resistência. 

Argamassa para Blocos Cerâmicos

Assim como a Argamassa Polimérica, ela costuma ser comercializada em versões prontas para uso. Já vem de fábrica com a adição de polímeros especiais desenvolvidos para auxiliar no trabalho, atrasando um pouco o endurecimento do cimento e permitindo um tempo maior para correção de erros cometidos durante o assentamento.

Argamassa para Pisos Laminados e Vinílicos

Possui uma textura mais líquida, ideal para espalhá-lo sobre o contrapiso.  Com a ação natural da gravidade, ele vai preenchendo frestas e tornando o contrapiso nivelado e uniforme – perfeito para a aplicação de pisos vinílicos e laminados (que não toleram irregularidades). A aplicação lembra muito a de um porcelanato líquido, onde a massa é espalhada com um rodo e o resto do trabalho se faz naturalmente.

Concluindo…

Assim como existem diferentes áreas da engenharia e da arquitetura, existem diferentes formulações de argamassa para satisfazer necessidades distintas.

Apesar de semelhantes, cada tipo de argamassa tem sua aplicação correta, que deve ser observada nas especificações apresentadas na embalagem. Os fabricantes produzem material explicativo para que ninguém erre na hora de comprar e usar. Basta prestar atenção e colher os frutos de um bom trabalho depois.

Facebook
Twitter
LinkedIn